Morre Gal Costa, aos 77 anos; artista cancelou shows no último mês após retirar nódulo na fossa nasal
Morre cantora Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira, dia 9. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa. A artista estava se recuperando de uma cirurgia de retirada de nódulo na fossa nasal direita. O procedimento, realizado em setembro fez com que a artista cancelasse toda a agenda de shows até o fim de novembro. A assessoria de imprensa não informou se o procedimento teve alguma causa com a morte da cantora.
A artista seria uma das atrações do Primavera Sound, em São Paulo, no último fim de semana, cantando músicas do seu álbum "Fatal". Por conta da recuperação da cirurgia, a cantora foi substituída por Liniker.
Ícone da MPB
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador. Ainda menina, nos anos 1960, todos a conheciam como Gracinha, dona de uma voz suave e afinada. Um dia, ela encontrou o mito da bossa nova, João Gilberto, que ao ouvi-la terá dito: “Você é a maior cantora do Brasil.”
Rebatizada de Gal Costa, ela não demoraria a confirmar a profecia de João: do começo na bossa, Gal adentrou o Tropicalismo ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, seguiu pelos caminhos da MPB e do pop, e se estabeleceu como uma das maiores vozes femininas em um país de enormes vozes femininas.