Nem Fuzuê, nem Mania de Você: O maior fracasso de audiência da Globo neste século é um remake – e não deixou saudades!
Mesmo com um elenco cheio de estrelas, a novela fechou com apenas 15,3 pontos de média geral.
As novelas da Globo sempre tiveram aquele jeitinho de reunir a família em frente à TV e marcar presença no dia a dia dos brasileiros. Mas, enquanto algumas tramas conquistam o público logo de cara, outras simplesmente não engrenam, né? E uma delas, inclusive, acabou amargando o maior fracasso de audiência deste século entre as três principais faixas de horário da emissora: seis, sete e nove da noite! Assinado por Thereza Falcão e Alessandro Marson, o remake de Elas por Elas, exibido no horário das seis entre setembro de 2023 e abril de 2024, definitivamente não caiu no gosto do público. Nem o elenco estrelado, nem o tom cômico, tampouco as mudanças significativas na história foram suficientes para salvar a produção do recorde negativo.
Segundo dados da Kantar Ibope Media, Elas por Elas fechou com apenas 15,3 pontos de média geral na Grande São Paulo – e chegou a marcar 9.2 pontos em um dos capítulos. Até então, o título de maior fracasso pertencia a Nos Tempos do Imperador (2021), com média de 16,8 pontos. Curiosamente, os dois folhetins foram escritos pela mesma dupla de autores! Só pra efeito de comparação: a novela das sete com o pior desempenho até agora foi Fuzuê (2023), que registrou média geral de 19,3 pontos. Já no horário nobre, o maior fracasso é Mania de Você (2024), que encerrou sua trama confusa com apenas 21,1 pontos. Estrelada por Maria Clara Spinelli, Karine Teles, Deborah Secco, Késia, Isabel Teixeira, Thalita Carauta e Mariana Santos, Elas por Elas começou com uma campanha super chamativa. A ideia de revisitar a trama original de 1982 – sobre sete amigas que se reencontram depois de muitos anos – parecia promissora, mas algo acabou saindo dos trilhos...
Com cara de novela das sete, o folhetim não agradou em vários aspectos. Muita gente achou o tom de comédia exagerado e teve dificuldade para acompanhar as histórias das sete protagonistas, que se embaralhavam no meio da trama. Além disso, o estilo mais moderno pode ter afastado o público tradicional das seis, que gosta de enredos mais leves e românticos. Por outro lado, a novela também teve seus pontos positivos. O texto manteve uma boa qualidade, o elenco entregou grandes atuações e a história seguiu seu rumo sem sofrer grandes intervenções externas – o que garantiu certa coerência do início ao fim.
Relembre a trama de Elas por Elas
A história gira em torno de sete amigas, Lara (Deborah Secco), Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles), que se conheceram ainda na juventude. No entanto, um acontecimento trágico interrompe o laço entre elas: a misteriosa morte de Bruno, irmão de Natália.
Vinte e cinco anos depois, Lara encontra uma antiga foto do grupo e decide reunir as amigas novamente. O reencontro acontece em sua casa e, o que deveria ser um momento feliz, acaba trazendo à tona segredos, mágoas e revelações do passado. Ao longo da trama, o público acompanha se a amizade, de fato, é capaz de superar tudo.