Ônibus tarifa zero os 'Laranjinhas' começam a circular neste sábado em Itaboraí.As
primeiras linhas a circularem serão as rotas que ligam os bairros Itambi-Manilha, e Reta Velha-São Joaquim
IO prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli anunciou um compromisso firmado com a população e os ônibus gratuitos vão começar a circular, na manhã deste sábado (11), em Itaboraí. A notícia foi anunciada na manhã desta sexta-feira (10), no centro de Manilha. Os tarifa zero carinhosamente apelidados de 'Laranjinhas' foram lançados, 14 ônibus percorreram toda a extensão da Avenida 22 de Maio.
As primeiras linhas a circularem pelas ruas do município serão as rotas que ligam os bairros Reta Velha-São Joaquim, e Manilha-Itambi. Todo o projeto de elaboração dos ônibus gratuitos foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS).
Os ônibus gratuitos têm como objetivo principal possibilitar que a população tenha mais deslocamento pelo município. Além disso, a iniciativa busca que os ônibus façam rotas diferentes dos transportes regulares, passando por dentro dos bairros e tornando a locomoção dos moradores mais acessível. Bastante emocionado, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, afirmou que a conquista é a realização de um compromisso firmado com a população de Itaboraí.
"Estou muito feliz, pois hoje é a realização de um sonho. Quando viemos para Itaboraí, nós firmamos compromissos com o nosso povo. E durante as nossas caminhadas pela cidade, vimos muitas coisas que o povo precisava e uma delas era melhorar o transporte, que era sucateado pelas empresas e o nosso povo não merecia isso. Pensando nisso, nós fizemos o projeto de lançar o transporte gratuito para a nossa população, que são os 'laranjinhas', e hoje esse projeto sai do papel. É uma emoção muito grande ver tanta gente feliz, gente realizada com essa conquista histórica para o nosso povo", disse Marcelo Delaroli, acompanhado da esposa, Pâmela Delaroli; do deputado estadual Guilherme Delaroli; do deputado federal Altineu Côrtes; secretários municipais e vereadores.
Neste sábado (11), segundo a SEMTRANS, de forma experimental, os ônibus vão circular pelas ruas do município, sendo para a rota Reta x São Joaquim e para a rota Manilha x Itambi, com a primeira viagem sendo iniciada às 6h e a última realizada às 23h, com intervalo de 30 minutos entre as viagens. Os ônibus funcionarão todos os dias da semana. Mais quatro rotas já foram aprovadas e serão implantadas no município na próxima fase de implantação. São elas: Pacheco x Centro; Manilha x Marambaia; São Joaquim x Manilha e Visconde x Hospital. Vale ressaltar que todas as linhas não são fixas e poderão sofrer alterações conforme demanda e necessidade da população, incluindo em relação aos horários nos trajetos.
Todos os 'Laranjinhas' contam com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), sirenes para solicitação de desembarque e poltronas confortáveis. A chegada dos ônibus gratuitos contou com escolta da Guarda Municipal, saindo de Manilha e indo até o Trevo da Reta. Durante a chegada ao município, o deputado estadual Guilherme Delaroli fez questão de parabenizar o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, pela conquista para a população da cidade.
"Hoje é um dia histórico para o nosso município com a implantação dos ônibus Tarifa Zero. É importante ressaltar que estamos travando uma batalha judicial para que os ônibus gratuitos possam ser levados para todos os cantos de Itaboraí. Nós estamos trabalhando muito para que esse benefício seja levado para todos os moradores da nossa cidade. Aqui em Itaboraí, quem manda é o povo", afirmou o deputado estadual Guilherme Delaroli.
Uma das rotas que começará a circular pela cidade, neste sábado (11), é a linha Reta x São Joaquim, que tem como ponto de partida a Avenida Flávio Vasconcelos, na altura da Rua 8, na Reta Velha, com direção à Rua Darly Lobosco, em São Joaquim. Já a linha Manilha x Itambi tem a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, como ponto de partida, em direção à Rua Nestor Viana, em Itambi. Juntas, as linhas totalizam 40km por percurso (ida e volta).