Offline
Entrevista com Zezinho Vieira
Podcast Francamente com Vitor Martins
Podcast Francamente com Daniel Oliver

santa rosa
radio metropole
zv web radio
Mineiro, Pelé foi morar em Santos somente aos 15 anos e começou a jogar pelo Bauru
Publicado em 29/12/2022 21:15
Novidades

Mineiro, Pelé foi morar em Santos somente aos 15 anos e começou a jogar pelo Bauru

O maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira, aos 81 anos. Com uma história marcada por títulos, conquistas e atuações importantes na história do futebol mundial, o craque que nasceu em Três Corações, no sul de Minas Gerais, chegou ao Santos aos 15 anos e começou sua carreira no Bauru Atlético Clube - local em que recebeu o apelido que o acompanhou no resto de sua vida.

Por mais que muitos não saibam, a história de Pelé não começa em São Paulo. Nascido em Três Corações, no sul de Minas Gerais, o pequeno Edson passou por algumas cidades antes de chegar ao Santos Futebol Clube, que só cruza sua trajetória em sua adolescência.

Saída de Três Corações, no sul de Minas Gerais, e chegada em Bauru, interior de São Paulo

Filho do ex-jogador de futebol João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, e Celeste Arantes do Nascimento, o pequeno Edson saiu de Três Corações, ainda com três anos de vida, em direção a São Lourenço, outra cidade no sul de Minas em que seu pai iria atuar em um time local.

Na cidade Mineira, Dondinho jogou pelo Vasco de São Lourenço e além de seu pai, o pequeno Edson admirava um outro jogador do time, o goleiro “Bilé” - precursor de seu apelido. Quando brincava no gol e fazia alguma defesa, Edson gritava o nome do defensor, mas, pela pouca idade, acabava pronunciando de uma forma diferente, como “Pilé”.

Mudando mais uma vez com seu pai, o costume da brincadeira foi levado para Bauru, em São Paulo, onde Dondinho foi jogar pelo Bauru Atlético Clube (BAC). Após uma brincadeira de um colega de escola, o apelido de Pelé acabou pegando e o acompanhou até os tempos atuais.

Na região de Bauru, o menino Pelé começou a chamar a atenção por seu futebol nas ruas da cidade e foi convidado para fazer parte da equipe de base Bauru Atlético Clube, onde seu pai jogava.

Santos mais próximo do que nunca

Foi quando seu técnico, o ex-jogador da seleção brasileira, Waldemar de Brito, após treiná-lo e ganhar títulos ao lado de Pelé, decidiu levá-lo para Santos, em 1956.

Pelé chegou ao clube com 15 anos, já apontado como promessa de craque do futebol brasileiro. A primeira casa do craque foi na rua Euclides da Cunha,o número 215, no bairro da Pompéia, em Santos - cidade onde ele viveu de maneira ininterrupta até 1974.

Pelé inicia seu o caminho até o reinado

Após ingressar no Santos,  em um jogo treino,  Pelé fez quatro gols e  seu time ganhou de 6 a 1. Na sua primeira partida oficial pelo time, no dia  7 de setembro de 1956, em um jogo amistoso, o Santos goleou o  Corinthians por 7 a 1, com dois gols daquele que estava iniciando seu reinado.

Comentários