Lula e Fernando Henrique se encontraram nesta sexta-feira.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nas redes sociais na noite desta sexta-feira uma foto ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que declarou nesta semana voto no petista no segundo turno. Os dois se encontraram no apartamento de FH no bairro de Higienópolis, na capital paulista.
Lula foi agradecer o apoio recebido do tucano na quarta-feira. "Um reencontro democrático com FHC", postou Lula no Twitter. Na quarta-feira, Fernando Henrique havia postado:
"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva."
Na ocasião, o tucano ainda compartilhou duas fotos ao lado de Lula. Uma da década de 1970 e outra do encontro que os dois tiveram no ano passado. No mesmo dia, o petista revelou ter se emocionado com o gesto do ex-presidente e anunciou que pretendia fazer uma visita de agradecimento.
O encontro foi tratado pela campanha do petista como "visita pessoal" e não ato de campanha. FH tem evitado sair de casa devido a problemas de saúde. No primeiro turno, o ex-presidente, que governou o Brasil entre 1995 e 2002, não foi votar por recomendações médicas.
Lula e Fernando Henrique se enfrentaram nas eleições presidenciais de 1994 e de 1998, vencidas pelo tucano no primeiro turno. A única vez em que os dois estiveram juntos em uma disputa presidencial havia sido no segundo turno de 1989, quando o tucano apoiou o petista contra Fernando Collor.
A conversa com FH aconteceu depois de Lula se encontrar com Simone Tebet (MDB), a terceira colocada na eleição presidencial. Neste evento, Lula sugeriu a participação da senadora no governo dele, caso seja eleito presidente em 30 de outubro.
— Espero que esteja junto para executar o que propõe — disse o petista à emedebista após acatar as propostas que ela apresentou a ele como condição para ajudar na campanha do PT.