Pesquisa Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos e mantém chances de vitória no primeiro turno
Nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chances de ser eleito para um novo mandato já no próximo domingo. O petista tem 50% dos votos válidos, mesmo percentual da semana passada. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), atinge 36% dos votos válidos no primeiro turno.
Pela margem de erro do estudo, de dois pontos percentuais para mais ou menos, Lula teria de 49% a 52% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. Só é dispensada a realização de segundo turno caso algum candidato obtenha maioria absoluta na votação marcada para 2 de outubro.
O cálculo dos votos válidos desconsidera brancos e nulos. Também não entram na conta os eleitores que não responderam. A conta é comparável à utilizada pela Justiça Eleitoral na hora da apuração oficial.
O candidato Ciro Gomes (PDT) tem 6% se descontados brancos e nulos. A senadora Simone Tebet (MDB) chega a 5% por esse cálculo.
Os apoiadores de Ciro e Tebet foram nas últimas semanas um dos focos da campanha de Lula, que intensificou a busca pelo chamado “voto útil” para tentar vencer a eleição sem a necessidade de uma disputa em segundo turno.
O ex-presidente angariou novos apoios na reta final da campanha, inclusive de artistas que antes declaravam voto em Ciro. As investidas do petista incomodaram o candidato do PDT e Tebet, que reagiram contra Lula em discursos e propagandas na TV, no rádio e na internet.
Contratado pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo, o Datafolha entrevistou presencialmente 6.800 eleitores de todo o país entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09479/2022.