Após prisão em flagrante de ator José Dumont, famosos se pronunciam: 'Atos terríveis praticados por gente tão perto'
A notícia da prisão do ator José Dumont em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável também surprendeu ex-colegas. Nas redes sociais, vários famosos se pronunciaram, tanto pelo choque do suposto crime cometido, como também por pensar que a situação ocorreu com alguém tão próximo e que era admirado. Houve ainda quem fizesse o alerta da importância das denúncias.
"É um choque quando alguém que a gente admira é acusado de um crime absurdo. Um sonho perdido, uma desilusão. Não posso deixar de me posicionar, trabalhei com o Zé, que foi um ótimo ator no set de 'Onde nascem os fortes'. Mas ler o que lemos ontem e hoje deixa qualquer um fora do eixo, desapontada e preocupada com o fato de que atos tão terríveis sejam praticados por gente tão perto da gente. Que essas crianças e famílias sejam acolhidas e possam ter tratamento e acompanhamento. A educação sexual nas escolas é de EXTREMA importância porque ajuda a evitar esse tipo de coisa, crianças e adolescentes encontram uma rede para denunciar esses crimes com mais facilidade. Mães, pais, estejam atentos. Adultos, denunciem. Não há mais espaço pra isso no mundo. Não passarão", escreveu Alice Wegmann.
"Que absurdo", disse Tatá Werneck ao ler a notícia da prisão. "Tristeza", comentou Myrian Rios. "Horrível", descreveu Pathy de Jesus. "Um baque. Que horror! Que triste. Sem palavras", escreveu Bárbara Reis.
O ator estaria no elenco da novela "Todas as flores", que estreará no Globoplay em outubro. Em nota, a Globo afirmou que o ator foi retirado da trama criada e escrita por João Emanuel Carneiro com direção artística de Carlos Araujo.
A Polícia civil diz em nota que a investigação está sob sigilo e está sob os cuidados da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). A defesa do ator ainda não se pronunciou sobre a prisão. José Dumont foi alvo de investigação em inquérito na DCAV pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com a polícia, ele teria se aproveitado do prestígio e reconhecimento como ator para atrair a atenção de um adolescente de 12 anos, que era fã do suspeito. A denúncia partiu de vizinhos. Segundo a investigação, câmeras de segurança do condomínio onde ele mora flagraram o ator cometendo abusos contra o adolescente, como beijos e carícias.
"O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela 'Todas as Flores', a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação", disse a emissora em nota.
O último trabalho do ator na emissora foi em "Nos tempos do Imperador" (2021). Na novela, ele interpretava Coronel Eudoro, um fazendeiro viúvo, pai de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Dolores (Daphne Bozaski).