Pesquisa Ipec para presidente: Lula ganha oito pontos nas capitais, e Bolsonaro recua seis
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu oito pontos percentuais nas intenções de voto nas capitais do país, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), recuou seis. As oscilação positiva do petista está no limite da margem de erro de quatro pontos específica para esse recorte do eleitorado e pode indicar que Lula está recuperando o terreno perdido nas principais cidades do país.
Na semana passada, os dois estavam em empate técnico (38% a 36% para Lula). No entanto, na pesquisa do dia 14 de agosto, Lula mantinha vantagem de 44% contra 31% de Bolsonaro se só as capitais forem consideradas.
Já no interior, o cenário é de estabilidade desde o começo da série Ipec/TV Globo. Lula tem 43% e Bolsonaro, 31%. A margem de erro para esse recorte é um ponto menor do que para as capitais: três pontos percentuais para mais ou menos.
O Ipec entrevistou presencialmente 2.512 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00922/2022.