SBT desistiu de Eternamente Apaixonados antes mesmo do público descobrir a novela
SBT tira do ar a trama mexicana após uma semana no ar
A decisão do SBT de retirar do ar Eternamente Apaixonados após apenas 1 semana surpreendeu o público. Com 5 capítulos exibidos, a trama registrou média de 2,1 pontos na Grande São Paulo, ocupando o quarto lugar na audiência. Esse desempenho fez a direção da emissora encerrar a exibição da novela mexicana. No entanto, a decisão parece precipitada, já que essa faixa era ocupada durante um ano pelo Tá na Hora – outro target, e o público teve apenas cinco dias para descobrir e se acostumar com a nova programação.
Com o título original Eternamente Amándonos, Eternamente Apaixonados é uma adaptação da série turca Istanbullu Gelin, que foi um sucesso internacional e cuja história rendeu uma indicação ao International Emmy Awards de Melhor Telenovela em 2019. Onde quer que tenha sido exibida, a novela registrou excelentes índices de audiência, especialmente em diversos países da América Latina. No México, liderou o horário e chegou a ser a produção mais assistida do país. Já nos Estados Unidos, transmitida pela Univision, teve ótimo desempenho e competiu com atrações tradicionais da televisão americana no mesmo horário.
A baixa audiência nos cinco primeiros dias da novela no SBT pode ser explicada por alguns fatores. Primeiro, a televisão é movida por hábito, e por um ano o horário escolhido para a exibição foi ocupado por programas policiais, tradicionalmente consumidos por um público majoritariamente masculino. Em segundo lugar, a novela estreou concorrendo com o clássico A Viagem e com as semanas finais de Garota do Momento, dois produtos consolidados e voltados justamente para o público que o SBT pretende atrair. Nesse horário, a maior parte da audiência feminina — que é o principal alvo de telenovelas — já está na Globo.
O SBT poderia ter aguardado o fim de Garota do Momento e um possível tropeço de Êta Mundo Melhor para avaliar com mais precisão a audiência de Eternamente Apaixonados. Além disso, nesta quarta (18), A Viagem nem iria ao ar devido à partida entre Real Madrid e Al-Hilal — o que representaria uma oportunidade estratégica para acompanhar o desempenho da nova novela com menor interferência e sobreposição de público.