Globo vira SBT por um mês para exibir Copa do Mundo de Clubes
Público do SBT teve de trocar de canal na Copa do Mundo
Nos últimos anos, o SBT consolidou-se como a casa dos grandes clubes europeus na TV aberta, ao exibir com exclusividade a UEFA Champions League e a Europa League. No entanto, por cerca de um mês, a Globo assume esse papel ao transmitir a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, torneio que reúne os campeões continentais, incluindo times europeus que normalmente são associados ao SBT.
A competição, que ocorre entre 14 de junho e 13 de julho de 2025, tem a Globo como detentora exclusiva dos direitos de exibição na TV aberta brasileira. A emissora fechou acordo com a DAZN, detentora global dos direitos, para transmitir ao vivo 25 jogos, incluindo todos os confrontos dos clubes brasileiros — Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense — além de partidas de gigantes europeus como Real Madrid, Bayern de Munique e Juventus. Para garantir uma cobertura de alta qualidade, o canal brasileiro mobilizou uma equipe de mais de 40 profissionais no local do evento, além de oferecer ampla transmissão no SporTV e no Globoplay, que disponibiliza todos os jogos da competição. Mesmo assim, não deu o mesmo tratamento que costuma dar para a Copa do Mundo de seleções.
A Copa do Mundo de Clubes tem grande apelo no Brasil: o Flamengo lidera o ranking de times mais buscados no Google para o torneio, seguido pelo Palmeiras e Real Madrid, mostrando o interesse nacional tanto pelos clubes brasileiros quanto pelos europeus. A audiência também vem brilhando, com o clube carioca ajudando a alavancar o Ibope na TV aberta.
A Globo e a guerra das transmissões de futebol no Brasil
Enquanto a emissora aproveita a janela para atrair o público que normalmente acompanha o futebol europeu no SBT, ela é conhecida por historicamente exibir tanto o antigo Mundial de clubes, como a Copa do Mundo de Seleções, tentando manter a tradição no novo evento da Fifa. A estratégia da Globo é mais um capítulo da disputa acirrada pelos direitos esportivos no país. Recentemente, a Record também entrou nesta briga, ao conquistar parte do Brasileirão e também, há anos, exibe o Paulistão. O SBT segue com as competições europeias e também com a Sulamericana, já a Globo recuperou a Libertadores e também mantém a tradição do Brasileirão.