Offline
Entrevista com Zezinho Vieira
Podcast Francamente com Vitor Martins
Podcast Francamente com Daniel Oliver

santa rosa
radio metropole
zv web radio
Roberto Carlos renova contrato com a Globo por mais três anos.
Roberto Carlos
Por valdeir carvalho
Publicado em 06/06/2025 05:56
Novidades
TELEVISÃO

Roberto Carlos renova contrato com a Globo e sobrevive a virada na programação

Depois de muita pressão do estafe de Roberto Carlos, o cantor renovou seu "contrato histórico" com a Globo por mais três anos, confirmam altas fontes na emissora. O maior astro da MPB nas últimas décadas vai manter seu tradicional especial de fim de ano na maior rede de TV do país pelo menos até 2027. Emissora e artista já discutem o show que será levado ao ar em dezembro próximo.

Roberto Carlos é artista exclusivo da Globo há mais de 50 anos. Desde 1974, a casa exibe seu tradicional especial natalino. O programa já teve muito prestígio, mas a audiência vem caindo ano após ano. Em 2024, Amauri Soares, diretor executivo dos Estúdios e da TV Globo, decidiu que o especial exibido em dezembro, que comemorou os 50 anos do programa, seria o último. A Globo queria que a partir de 2025 Roberto Carlos continuasse seu contratado, mas sem exclusividade. O "rei" participaria de programas da casa e poderia ir a atrações das concorrentes, mas não protagonizar um especial natalino na Globo ou em qualquer outra TV. No lugar do tradicional especial de fim de ano do "Rei", a ideia de Soares era apresentar um rodízio de artistas ou juntar vários deles no mesmo palco. O projeto, contudo, teve de ser adiado. Roberto Carlos reagiu à proposta da Globo e articulou seus contatos na emissora. Argumentou que seu programa é uma tradição que segue dando boa audiência e faturamento. E que ficar sem o especial prejudicaria sua agenda de shows. O último contrato de Roberto Carlos e a Globo venceu em março e as negociações pela renovação só foram concluídas na semana passada. Um dos entraves era o salário que o cantor recebia da emissora, de cerca de R$ 10 milhões anuais, considerado astronômico para a atual realidade da TV aberta, de perda de audiência e receitas com publicidade.

Apesar dos planos de renovação dos musicais de final de ano, a Globo sempre manteve negociação com Roberto Carlos. No Upfront, evento para o mercado publicitário realizado em outubro, incluiu a logomarca do Roberto Carlos Especial em um telão no qual apresentou sua extensa programação musical para 2025. Em abril, após o show que comemorou os 60 anos da emissora, a Globo exibiu uma chamada de programação que prometia um show de Roberto Carlos em Gramado (RS). A chamada foi tirada do ar, afinal o contrato ainda não havia sido renovado.

Especial tem 50 anos de história

Exibido pela primeira vez em 25 de dezembro de 1974, o especial de Roberto Carlos só não foi ao ar em 1999, por causa da morte da mulher do cantor, Maria Rita. Em 2020, devido à pandemia de Covid, foi reprisado o de 2011, gravado em Jerusalém. No ano passado, o show foi gravado  Allianz Parque, em São Paulo, e se chamou RC 50. Foi o último programa dirigido por J.B. Oliveira, o Boninho, na Globo. O especial fez "uma viagem musical pelas cinco décadas" do programa, com participações de Chitãozinho & Xororó, Zeca Pagodinho, Gilberto Gil,  Wanderléa e o tenor italiano Andrea Bocelli já gravou uma participação especial.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!