Por que Beleza Fatal, sucesso no streaming, não chega a 2 pontos na Band?
Mania de Você, considerada um fracasso na Globo, teve média de audiência 14 vezes maior em SP
Sucesso de audiência e de repercussão no streaming, a novela Beleza Fatal não alcançou a mesma relevância na TV aberta. No ar desde março na Band, a trama não passou de 2 pontos, segundo dados do Kantar Ibope na Grande São Paulo. O melhor desempenho foi 1,9, registrado no terceiro capítulo, e a média, até o momento, é de 1,5 ponto.
Para se ter uma ideia do que isso representa, mesmo a novela de menor audiência do horário nobre da Globo, Mania de Você, finalizada em 28 de março, teve uma média de público 14 vezes maior: 21 pontos em SP, que serve de referência para o mercado publicitário em todo o país.
Qual foi a audiência de Beleza Fatal na Max?
Divulgada entre janeiro e março na plataforma Max, Beleza Fatal foi vista por 2 milhões de contas durante a transmissão ao vivo de seu último capítulo, de acordo com o portal F5. A Warner Bros. Discovery não divulga oficialmente os números absolutos da novela no streaming.
O público alcançado é alto para os padrões do streaming, só comparado às transmissões de jogos decisivos de futebol. Segundo a Warner, a trama foi o título mais visto na plataforma durante o período de exibição e também a produção nacional de maior sucesso desde o lançamento da Max.
Novela foi feita com foco no streaming
Vários fatores podem explicar o baixo desempenho da atração na TV aberta. Para começar, a história criada por Raphael Montes, com direção artística de Maria de Médicis, tem seu foco no streaming. Por isso, o formato é curto, com apenas 40 capítulos, bem diferente do habitual na televisão.
É também uma trama que conversa principalmente com o público da internet, com sequências que viraram memes e potencial de “viralizar” nas redes sociais. Em uma dessas cenas, a vilã Lola (Camila Pitanga) chegou a zombar: “Eu estou no futuro. Eu sou o streaming. A TV aberta está morrendo! Eu tô aqui, vivíssima!”. A Band também escolheu um horário pouco propício para uma novela com forte apelo às cenas de sexo e violência, mais habituais após as 23h. A faixa das 20h30 também enfrenta uma grande concorrência, com o Jornal Nacional e o sucesso de Força de Mulher, folhetim turco em cartaz na Record.
Parte do público já sabe o final
Ainda que o número de assinantes da Max represente uma parcela ínfima da audiência alcançada pela TV aberta, não se pode ignorar que parte do público já sabe o que acontece no último capítulo da novela, finalizada no streaming logo após a estreia na Band. Sem ineditismo, não há como fazer tanto barulho.Comportamento do telespectador
Por mais sucesso que Beleza Fatal tenha feito na internet, é muito difícil mudar os hábitos dos telespectadores. Uma emissora leva tempo para consolidar sua teledramaturgia – não à toa, é raro que uma novela da Globo perca a liderança, por mais forte que seja a concorrência no horário.
Pelo mesmo motivo, é difícil que um folhetim exibido na Band – canal cujo carro-chefe segue sendo o jornalismo policial e que raras vezes teve sucesso em novelas –, vença as atrações da Record ou do SBT. Essas emissoras há tempos apresentam suas próprias novelas, sejam bíblicas, estrangeiras ou infantojuvenis.